Existe idade para aprender a argumentar?

19 de Outubro de 2020

A competência para julgar é uma faculdade política – segundo Kant – a saber “a faculdade de ver as coisas não apenas do próprio ponto de vista, mas na perspectiva de todos aqueles que porventura estejam presentes”. O termo “faculdade política” é um conjunto de habilidades que inclui organizar, administrar, dirigir e decidir um mundo comum. Desta forma o juízo é uma das faculdades fundamentais do homem enquanto ser político na medida em que lhe permite se orientar em um domínio público, no mundo comum.
Dessa forma, o desenvolvimento da boa argumentação desde cedo torna-se essencial, uma vez que é por meio dessa que os estudantes acessam o mundo comum e nele se deslocam, negociam, repensam e agem. A argumentação consistente e bem fundada, em acordo com os direitos humanos, é também um dos maiores desafios enfrentados pelos estudantes nas redações de vestibular. Por isso, os estudantes do 8º ano já iniciam sua produção de textos argumentativos na plataforma REDAÇÃONOTA1000 atentando para os requisitos dos principais vestibulares. Tais redações são corrigidas por corretores do ENEM, simulando assim a experiência da redação do vestibular, e analisadas ponto a ponto para que o estudante compreenda o que pode ser aprofundado e melhor desenvolvido. Apoiados pela professora Larissa Oliveira, a redação foi escrita passo-a-passo, mesclando diversas técnicas e estratégias visando individualmente o desenvolvimento pleno de cada aluno.
A formação humana que visa o desenvolvimento da capacidade de julgamento crítico afasta o estudante do “senso comum” e coloca-o como crítico e protagonista capaz de repensar suas atitudes e valores a fim de ponderar criticamente sobre quais são os valores que devem ser perpetuados e aqueles que, apesar de amplamente difundidos como positivos, devem ser repensados. Nunca é cedo para aprender a argumentar, e os estudantes do 8ºano tiraram isso de letra!