22 de Janeiro de 2020
Dando sequência à semana de planejamento, no dia 22 de Janeiro, o Colégio Madre Cabrini reuniu não só seus educadores, mas também a comunidade educativa do Colégio Boni Consilii.
Diante da imagem do Sagrado Coração, tivemos a oportunidade de refletir sobre o Amor de Jesus, a compaixão e a Educação do Coração.
Na primeira parte da manhã, fomos brindados com a belíssima apresentação de Ir. Roseni Gonçalves, fundamentada em sua tese de Mestrado em Teologia, com o tema “Madre Cabrini, a mulher que desafiou o seu tempo”.
Além de “viajarmos” por uma linha do tempo, marcada pelos acontecimentos mais importantes na vida de Santa Francisca Xavier Cabrini – fundadora do Instituto das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, em 1880, em Codogno, Itália – tivemos a alegria de conhecer a “mulher” Cabrini: educadora, solidária, corajosa, audaciosa, autônoma, inserida, presença viva na Igreja e no mundo.
Na segunda parte da manhã, o destaque foi na sexta competência da BNCC: Trabalho e Projeto de Vida. Ir. Eliane Azevedo da Silva, diretora da Rede de Educação Cabriniana, Marisa Rosseto, diretora pedagógica do Colégio Madre Cabrini e Chico Sedrez, diretor pedagógico do Colégio Boni Consilii trabalharam junto aos educadores as diversas dimensões deste tema, finalizando com uma dinâmica e com a proposta de uma atividade em grupo.
Nos Colégios da Rede de Educação Cabriniana, o Projeto de Vida é trabalhado com e pelos estudantes de forma orgânica, sistematizada e crescente a fim de que os mesmos, ao longo do percurso escolar, adquiram as competências e habilidades socioemocionais necessárias para fazer escolhas e tomar decisões assertivas na vida acadêmica, pessoal e profissional, realizando seus sonhos e contribuindo para o Bem Comum.