Meu corpo e o desfralde

18 de Novembro de 2019

O processo do desfralde precisa acontecer em parceria entre família e escola. Alinhar e trocar as experiências entre o grupo são iniciativas muito importantes. É relevante saber que o controle das necessidades são partes de um processo que integra fatores biológicos, emocionais e cognitivos. Buscamos respeitar o tempo da criança nesse processo. A família inicia e a escola dá continuidade, sempre dialogando com os responsáveis a respeito. Utilizamos um penico e, em sala e boa parte da escola, também há vasos sanitários próprios para a faixa etária. As crianças geralmente assumem uma rotina para usar o banheiro. A cada uma ou duas horas, perguntamos se desejam usar o banheiro, indicando o penico para que se sintam confortáveis e assistidas em seu desenvolvimento. Procuramos valorizar todas as suas pequenas conquistas, encorajando-as a seguir em frente rumo ao controle de seus esfíncteres. Escapes podem acontecer e são absolutamente normais e esperados, para tanto, sempre solicitamos fraldas calças e/ou mudas extras de roupas para que essa fase seja elaborada pela criança de uma forma tranquila. Cada situação do desenvolvimento infantil deve ser tratada com flexibilidade e harmonia entre as partes para que a criança possa internalizar e significar esse momento. Em nossa sequência didática, falamos sobre as partes do corpo; nesse sentido, trabalhamos em roda o livro “O que tem na sua fralda?, seguido de uma brincadeira de jogo simbólico onde os alunos puderam simular a troca de fraldas utilizando as bonecas dispostas na sala. Todos se divertiram muito!