Ano gregoriano: 2014
Ano judaico: 5774
Ano islâmico: 1435

Refletindo
"Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o preço. Use tudo o que você tem para adquirir o entendimento". 
Autor: Provérbios

Teatro

Professor Luan Chaves

 

O Teatro como instrumento pedagógico

 

                A prática teatral proporciona o desenvolvimento de alguns importantes aspectos para a formação dos indivíduos de ordem não apenas de conteúdos escolares, mas principalmente no que diz respeito a sua constituição enquanto seres humanos.

 

O primeiro ponto desenvolvido por uma experiência teatral é a expressão corporal e vocal dos participantes. Como a maioria das dinâmicas aplicadas ao longo do curso são lúdicas, elas acabam por rapidamente romper diversos bloqueios físicos e psíquicos dos alunos. Esses exercícios teatrais fazem com que seus corpos automaticamente passem a se expressar de maneira mais espontânea e íntegra, fazendo-os perder muitas das travas construídas ao longo de sua formação social, as quais se constituem como um grande obstáculo para sua expressão.

 

Dessa forma, como consequência direta dessa liberação de bloqueios, o educando passa a ter maior confiança e segurança em si mesmo. Assim, ele consegue se relacionar melhor com as outras pessoas, aprendendo a se colocar em diferentes situações. Diversos pais revelam grande alegria ao relatarem que perceberam mudanças importantes no modo de agir de seus filhos, justamente por eles estarem conseguindo se expressar melhor em suas vidas.

 

Atrelado a esse desenvolvimento expressivo, tem-se também o alargamento do autoconhecimento do educando. Muitas das dinâmicas teatrais propõem situações em que é exigido do participante uma atitude. A maneira com que ele age durante determinado jogo acaba por revelar seu próprio modo de agir no mundo. Após as dinâmicas, há sempre uma conversa com os alunos, na qual o professor procura instigá-los a refletir sobre o como eles agiram durante o jogo e se essas ações de alguma forma mostram quem eles são.

 

Além disso, o curso de Teatro abre uma oportunidade para que os alunos possam expressar suas próprias ideias, pensamentos e visão de mundo; por meio da exploração de sua imaginação e criatividade. Quando se trata da montagem de uma peça para ser apresentada no fim do ano, o tema e as cenas escolhidas para a apresentação não são impostas pelo professor, mas escolhidas e construídas em conjunto pelo grupo. A apresentação final é um resultado da somatória de anseios dos próprios participantes com alguns desafios escolhidos pelo professor.

 

 

.

 

 

...

 

 

 

rodape